terça-feira, 23 de junho de 2009

HISTÓRIA PASSO DE ARTE

PASSO DE ARTE - UM FESTIVAL QUE JÁ TEM HISTÓRIA

Criado em 1993, no ABC Paulista, o festival PASSO DE ARTE se firmou como a maior e mais importante Competição de Dança Inter-Academias do estado de São Paulo. Seu crescimento, contínuo e vertiginoso, obrigou a mudança progressiva do seu local de realização, adaptando-o para espaços maiores e mais adequados ao seu tamanho.

Assim, do Teatro Municipal de Santo André e Cine Teatro Carlos Gomes onde nasceu, a competição passou para o ginásio Pedro Dell’Antonia, também em Santo André (94/95), até sua consolidação em 1996, quando ganhou caráter nacional.

Com o apoio das Secretarias de Cultura de Santo André e São Bernardo do Campo, passou a denominar-se PASSO DE ARTE DO GRANDE ABC, sendo realizado nos antigos estúdios do conjunto Vera Cruz, em São Bernardo do Campo.
Reuniu, então, 118 grupos de dança de 13 estados, totalizando 2.550 bailarinos.


Junto a competição aconteceu a I Expo da Qualidade de Vida, uma feira de artigos de dança e fitness. A competição teve como ápice a Gala dos Vencedores, realizada em outubro, no TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Em 1998 o concurso desce a serra e vai para o centro cultural PATRÍCIA GALVÃO em Santos.


Com o apoio da cidade, que tem forte apelo turístico, se fixa em Santos, sendo há 6 anos realizada no Teatro Municipal Brás Cubas, os cursos na Escola Municipal de Bailados, e a feira no piso inferior do prédio. Hoje a competição tem a participação de grupos de 15 estados, com a presença de mais de 3000 bailarinos, que passam por uma das maiores seleções do país.


As Seletivas


Visando selecionar os melhores trabalhos, o concurso tem duas seletivas distintas, uma para concorrentes de fora do Estado de São Paulo, análise feita através de fitas de vídeo, que a cada ano cresce mais, chegando a 100 fitas com aproximadamente 600 coreografias. E outra que acontece desde 1997 para os grupos do Estado de São Paulo. Estas seletivas acontecem nos melhores teatros do Estado, sendo realizadas nas principais cidades, o que permite que grupos de todo o Estado participe de uma seletiva perto de sua sede.


Com isto a competição melhorou o nível das apresentações, sendo que em 2001 se apresentaram grupos de 82 municípios com aproximadamente 800 coreografias, sendo aprovadas somente 30% desde total.


Uma estrutura profissional

A Competição sempre primou por ter sua estrutura voltada para profissionais: grandes palcos, iluminação e sistemas de som equipados com o que há de mais moderno.

Além dos equipamentos fundamentais ao bom desempenho dos participantes, o Passo de Arte oferece a garantia de ser um evento organizado com ensaios programados e horários de espetáculos adequados aos bailarinos e público. Os maiores nomes da dança participam como convidados nas aberturas e encerramentos das noites competitivas.


O Intercâmbio e a Competição


A Competição classifica seus participantes em estudantes e profissionais, dividindo-os em categorias especificas. Seus trabalhos são agrupados por modalidades e avaliados por uma comissão julgadora qualificada. A escolha dos membros dessa comissão e dos professores responsáveis pelos workshops que complementam a competição tem como critério a participação intensa e efetiva destes profissionais no mundo da dança. São nomes que estão ativos nos palcos e nas salas de aulas, atuando, dirigindo ou coreografando.

Com isto, você pode ter sempre a certeza de resultados justos e um verdadeiro intercâmbio de idéias que acontece nos workshops ministrados por estes profissionais.

Trata-se enfim, de uma competição que valoriza e incentiva a troca de experiências, técnicas e informações entre convidados e participantes.


Um compromisso com a qualidade


Todo este cuidado fez do Passo de Arte, uma das maiores competições do país. Além do ineditismo dos seus prêmios em dinheiro (foi a primeira competição do país a distribuir prêmios em dinheiro – desde 1994), das condições de alojamentos gratuitos, do tratamento adequado dispensado aos estudantes e profissionais, o evento tem como preocupação o compromisso com a qualidade.

O descobrimento de novos talentos, a abertura de mercado para estes bailarinos, levou a direção artística do evento a criar em 1998, prêmios em dinheiro e medalhas de ouro, prata e bronze, para os bailarinos que disputam a modalidade de grand pas de deux avançado.

Bailarinas (os) revelados ainda jovens, partiram para carreiras de sucesso. Hoje estão em algumas das principais Cias do Brasil, Europa e Estados Unidos, além de conquistarem os principais prêmios nos mais disputados concursos internacionais.
Estes são os nomes que se destacaram nestes anos:
Duda Brás, Denise Siqueira, Vanessa Duarte, Renata Velloso, Priscila Yokoi, Fernanda Oliveira, Priscilla Marcassa, Letícia Cavalcanti, Fernanda Manoel, Ivy Amisti ,Juliana Santos e Daniela Pavarini.

Yasser Guillen, Guilherme de Oliveira, Wesley D’Alessandro, Israel Alves,Thiago Soares, André Malossa, Sidney Brandão, Ronaldo César, Jolles Salles, Humberto Manrique, René Salazar e Fernando Martins.


Um projeto antenado com o seu tempo

Esta preocupação em estar sempre mudando e adequando o regulamento para ser uma ponte entre o tradicional e o moderno, entre o conhecido e o novo, leva a competição a valorizar a arte da dança, emocionando cada vez mais o seu público e criando mercado para estudantes e profissionais dessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário